terça-feira, 24 de novembro de 2009

Guardians of the hood: um injustiçado?


No início dos anos 90, quando os consoles de 16 Bit dominavam o mercado e os hardware de 32 Bit começavam a pipocar nas manchetes de jornais e revistas especializadas, games com gráficos poligonais, 3D, texturas e realidade virtual eram coisa de outro mundo.

Nesta fase da indústria dos games, o máximo em matéria de modernidade eram jogos com gráficos digitalizados, ou seja, com imagens de atores no papel dos personagens ao invés de desenhos em pixels.

Foi nesta fase que surgiram jogos clássicos como Mortal Kombat, Mad Dog Macree, Pit Fighter, entre tantos outros que apostavam nas imagens digitalizadas para garantir mais realismo aos games.

No caso específico dos games de luta, Pit Fighter e Mortal Kombat são exemplos de sucesso. O primeiro, lançado pela Atari, era no estilo beat´n up, ou seja, o personagem anda pela tela, se deslocando tanto na horizontal quanto na vertical e esmurra quem aparecer pela frente. Ao lado, pancadaria na estação do metrô, cenário clássico dos jogos de luta.

Apesar disso, Pit Fighter ainda podia ser considerado um jogo de luta um contra um (a menos que você estivesse no modo de 2 ou 3 jogadores, apenas um adversário se apresentava para lutar por vêz - exceto pela penúltima fase, onde o game apelava...).

Mas verdadeiros beat´n ups como Double Dragon, Streets of Rage e Final Fight ficaram sem um representante digitalizado à altura.

Bom, isso é o que a maioria pensa. Contagiada pelo sucesso de Pit Fighter, a própria Atari desenvolveu o game Guardians of the Hood, que nada mais é que um Final Fight com imagens de atores digitalizados. Da mesma forma que nos jogos do gênero, além de murros e coices, era possível pegar objetos espalhados pelo cenário e utilizá-los como arma. Na foto ao lado, por exemplo, a heroína arremessa um mendingo contra o vilão (o que os sociólogos diriam desta cena?).

Curiosamente, o que deveria representar um sucesso foi um retumbante fracasso. No próximo post avaliaremos o porquê de um jogo aparentemente inovador ter sido uma vergonha para a Atari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário