segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mouse Trap! O concorrente do Pac-Man!


Alguém aí lembra do jogo Mouse Trap? Concorrente direto do clássico Pac-Man, Mouse Trap foi lançado nos arcade em 1981 pela empresa Exidy. Trazendo algumas inovações no velho esquema "labirinto - come peças - foge dos inimigos", o jogo fez sucesso e no ano seguinte (1982) ganhou versões para os principais sistemas domésticos do mercado: o Atari 2600, o Colecovision e o Intellivision. Todas as três versões foram lançadas e distribuídas pela própria Coleco, detentora do console Colecovision.

No game, você é um simpático rato (com cara de E.T, principalmente na versão do Atari 2600) que deve comer todos os queijos do labirinto e fugir dos ratos. Quando pega um item especial, o jogador se transforma em um bulldog e pode detonar os bichanos. Ao lado, a versão Intellivision.

A grande diferença de Mouse Trap para seu concorrente Pac-Man é que o labirinto tinha passagens que podiam ser abertas e fechadas pelo jogador, o que permitia criar armadilhas e até mesmo prender os gatos em determinadas situações.

As quatro versões do jogo eram muito diferentes entre si. A do Atari 2600 apresentava os gráficos mais fraquinhos. As versões arcade, Colecovision e Intellivision tinha mais cores e até alguns elementos extras, como uma águia que surgia no mapa e que poderia detonar o jogador, mesmo que ele estivesse na forma de bulldog. Ao lado, a versão Colecovision.


Mas é provável que o item mais prejudicial ao game Mouse Trap fosse a sua própria jogabilidade, principalmente na versão Atari. Passados alguns níveis, os gatos ficavam tão estupidamente rápidos, que o game se transformava em um desafio beirando o impossível. Bom, se bem que isso era típico dos jogos naquela época, não? Ao lado, imagem da versão Atari 2600. Vejam se o ratinho não parece mais um E.T!

Nenhum comentário:

Postar um comentário