quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Velhos consoles, velhas disputas




No final dos anos 80 chegava por aqui os consoles chamados de 3a. geração, que vinham com tudo pra alcançar o mercado de maníacos por videogames. Lembro de entrar em uma loja chamada Breno Rossi e ver na tela Super Mario Bros. Fiquei impressionado com a qualidade gráfica e queria ter aquele jogo do encanador.

Empresas como Dynacom, Gradiente e CCE, arriscaram por aqui suas versões do 8-Bit compatível com o Nintendo. Os títulos vieram diversos: Intelevision II, Phantom System, Bit System, Top Game... Um servia mais pra jogos americanos outro para japoneses, outro tinha dois slots como o Top Game. No meio disso tudo, a Tec Toy lançou o Master System da Sega no Brasil, com pistola e óculos 3-D (apenas alguns jogos). Vinha também com o jogo Hang On na memória, coisa que outros consoles não tinham. Mas ao mesmo tempo, enquanto os jogos de Nintendo tinham facilidade pra entrar, mas dificuldade pra pegar, os de Master tinham facilidade pra pegar e uma dificuldade enorme pra sair (Quase se pisava no console pra tirar o cartucho).

A disputa de mercado era grande e logo havia seguidor de um console ou outro, mas nunca os dois. A Nintendo apostava em títulos de várias empresas como as sequências de Super Mario Bros, Megaman, Castlevania, Zelda e Ninja Gaiden; o Master System tinha o próprio herói Alex Kidd, mas com a produção de jogos sendo feita apenas pela própria empresa, nenhuma sequência chamava grande atenção. Entretanto, foi grande o sucesso de arcades como After Burner, Out Run e Golden Axe e de outros clássicos como Castle of Illusion, Double Dragon e Shinobi.

Outro console que veio a disputar o mercado foi o Atari 7800, mais potente que o Nintendo e o Master System, porém a Atari ficou a um bom passo atrás visto que grandes empresas de jogos já possuíam contrato exclusivo com a Nintendo. O Brasil não chegou a lançar o console devido ao fracasso anterior do Atari 5200, a Gradiente simplesmente não renovou o contrato com a empresa, deixando o 7800 longe dos consumidores daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário